Arte nas Estações | Mato Grosso do Sul

LOCAL
Campo Grande, MS

CURADORIA
Ulisses Carrilho

IDEALIZAÇÃO
A-PONTE

ANO
2024–2025

PATROCÍNIO
Grupo Energisa
Copa Energia
BMA Advogados
Banco BV
Fundo de Filantropia da Família Hees

APOIO
Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul
Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura do Mato Grosso do Sul
Governo do Mato Grosso do Sul

Em sua segunda edição, o Arte nas Estações exibiu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, três recortes do acervo do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil – maior do mundo no segmento, formado a partir da coleção particular de Lucien Finkelstein. A sede da instituição fechou suas portas no Rio de Janeiro em 2016, deixando sem destino mais de 6.000 obras.

Na seleção, estão trabalhos de artistas, principalmente autodidatas, de diferentes gêneros, locais, raças e religiões, que na maioria das vezes não alcançaram um espaço de visibilidade no campo das artes visuais.

Com curadoria de Ulisses Carrilho, as mostras “Sofrência”, “Entre o Céu e a Terra” e “A Ferro e Fogo” ocuparam o Centro Cultural José Octávio Guizzo de setembro de 2024 a fevereiro de 2025, com um amplo programa educativo que partiu de um processo de escuta, para o diálogo e a construção coletiva com os públicos participantes: a comunidade escolar – professores, estudantes e educadores -, pessoas com deficiência, moradores e visitantes.

O projeto Arte nas Estações mostra a grandeza de uma arte, que tantas vezes foi taxada como algo menor, inocente, ingênua, mas é rica de expressividade, significados e técnicas. A arte popular é contemporânea e esta reflexão é um importante capítulo dessa história.

Programa educativo

A segunda edição do Arte nas Estações contou com um amplo programa educativo, que integrou visitas mediadas, ateliês e diversas atividades, promovendo um espaço para experimentação e criação dos públicos.

Entre as atividades da etapa Mato Grosso do Sul, o educativo realizou rodas de danças populares, oficina de bonecas abayomi, aula de baile charme, ativações performáticas inspiradas nas pinturas em exposição, oficinas de literatura e práticas experimentais em diversas linguagens artísticas. Sempre gratuitas, as atividades acontecem dentro da área expositiva.

Em novembro, o programa educativo do projeto foi tema de uma mesa durante um ciclo de conferências organizado pela conceituada plataforma La Escuela, em parceria com o Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (Malba) e a Pinacoteca de São Paulo. O encontro teve por objetivo gerar espaços de intercâmbio, difusão e reflexão crítica sobre práticas artístico-pedagógicas vinculadas a comunidades relevantes da América Latina.

Parceria IMO Insights

Para o Arte nas Estações Mato Grosso do Sul, desenvolvemos uma parceria com a IMO Insights, empresa especializada em pesquisa de mercado, avaliação, de impacto e mensuração de marca, com expertise em projetos para grandes empresas de bens de consumo, varejo e serviços.

Ao fim da edição, entregamos para os patrocinadores uma pesquisa completa que demonstrou, com dados e inteligência, o valor cultural e mercadológico desta iniciativa cultural. Entre outros benefícios, a empresa patrocinadora recebeu segurança e clareza sobre o retorno do investimento cultural, métricas que demonstraram não só visibilidade, mas impacto real na marca e uma ferramenta para justificar patrocínios atuais e futuros.

A parceria segue nas próximas edições deste e de outros projetos desenvolvidos por A-PONTE.

Ao fim da edição, produzimos um relatório completo de atividades do projeto

Acesse o relatório em PDF

Em números

  • pessoas visitaram as exposições

    8.600
  • pessoas participaram do programa educativo

    3.181
  • professores capacitados

    127

Conheça as marcas que acreditaram nesse projeto

Fique por dentro de todas as novidades do Arte nas Estações

  • Educação
  • Tecnologia
  • Arte
  • Educação
  • Tecnologia
  • Arte
  • Educação
  • Tecnologia
  • Arte