Experiência digital
Depois de passar por Ouro Preto, a mostra Sofrência chegou no Metaverso para romper as fronteiras físicas do espaço expositivo. Foi desenvolvida pela equipe criativa do Museu.xyz, utilizando o software de modelagem 3D gratuito, o Blender, e o motor de jogos Unity 3D.
A exposição encontra-se hospedada na plataforma de mundos virtuais Spatial, que oferece a possibilidade de conectar a sua carteira de criptoativos, criar ambientes virtuais, expor NFTs, adquirir e utilizar wearables e avatares tokenizados. É importante destacar que a plataforma foi escolhida devido à sua acessibilidade, permitindo que até mesmo aqueles que ainda não estão familiarizados com o conceito de Web3 tenham acesso através de e-mail ou contas sociais (Apple, Microsoft e Google).
A mostra segue o conceito do digital twin (“gêmeo digital”). O espaço físico, a expografia, localização das obras, cenografia, cor das paredes e a projeção de um vídeo são exatamente os mesmos da mostra original. O visitante, ou melhor, seu avatar, vai percorrer uma versão idêntica do Paço da Misericórdia, de Ouro Preto, onde aconteceu a primeira montagem de “Sofrência”.