Projeto Maravilha Carlos Vergara

LOCAL
Rio de Janeiro, RJ

CURADORIA
Ulisses Carrilho

IDEALIZAÇÃO
A-PONTE

ARTISTA
Carlos Vergara

ANO
2024–2025

PATROCÍNIO
China National Petroleum Corporation (CNPC Brasil)

APOIO
Parque Bondinho Pão de Açúcar®

O Projeto Maravilha integra arte, natureza e tecnologia no Bosque das Artes, uma reserva de Mata Atlântica no alto do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Poucos espaços são mais propícios para essa convergência como o Pão de Açúcar, um patrimônio cultural brasileiro.

Uma idealização e realização de A-Ponte, o projeto apresenta em sua primeira edição três esculturas inéditas criadas pelo artista gaúcho Carlos Vergara especialmente para o Bosque das Artes, que foi inaugurado em outubro de 2024 como um novo espaço cultural do Rio.

Carlos Vergara é reconhecido pela habilidade de transformar espaços e envolver o público em reflexões sobre a interseção entre arte e natureza. As obras em exposição realçam a sintonia entre esculturas de grande formato e o bioma ao redor.

Nossa intenção é proporcionar uma vivência da arte contemporânea enquanto ampliamos a contemplação da paisagem e de toda a riqueza do ecossistema local, por meio de intervenções artísticas que dialogam criticamente com a fauna e a flora.

Programa educativo

O programa educativo do Projeto Maravilha está dividido em duas frentes principais: ações e programas voltados para as escolas e professores, e uma programação diferenciada para o público em geral articulando conteúdos relacionados às obras do artista Carlos Vergara com o meio ambiente, a natureza, sustentabilidade, a história da cidade, o monumento geológico do Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e os povos originários, entre outros temas transversais.

As ações do programa têm a intenção de atuar como propulsoras de relação potentes entre os sujeitos e sua forma de estar e se relacionar com a arte, com o outro e com o mundo à sua volta.

Experiência digital

Pensado pedagogicamente para sensibilizar os visitantes em relação a uma consciência ecológica ampliada, os trajetos propostos pelo Projeto Maravilha criam uma dinâmica de integração da arte contemporânea com o Bosque das Artes do Parque Bondinho Pão de Açúcar®.

Por meio de QR codes espalhados pelo bosque, os visitantes iniciam um percurso guiado pelo pássaro tiê-sangue, mascote digital e anfitrião desta jornada de arte, ecologia e entretenimento pelo Bosque. O ponto de partida tem início em uma escultura lúdica do pássaro em 3D, criada pela ilustradora Marina Smit.

Ao interagir com cada etapa da experiência digital, os visitantes recebem pontos de recompensa que, somados, ao final do passeio, desbloqueiam uma obra de arte digital (NFT) exclusiva. Este presente virtual celebra o engajamento e a participação do público e torna a visita especial, oferecendo uma lembrança única e duradoura do Projeto Maravilha e do Bosque das Artes.

Desenvolvemos um e-book educativo gratuito com conteúdos aprofundados e desdobramentos pedagógicos do projeto

Acesse o e-book em PDF

Em números

  • retorno em mídia espontânea

    18 milhões
  • visitantes únicos no site do projeto

    36.000
  • pessoas participaram de atividades educativas

    1.532

Conheça as marcas que acreditaram nesse projeto

Fique por dentro de todas as novidades do Projeto Maravilha

  • Educação
  • Tecnologia
  • Arte
  • Educação
  • Tecnologia
  • Arte
  • Educação
  • Tecnologia
  • Arte